FANDOM

CEP 9 (Rodoviária do Algarve)
RN9808.jpg

RN 9808, um Volvo B755 recarroçado. (C) Carlos Lima (http://rn.com.sapo.pt/)

Criação 1976, através do COPs 9 e 10
Área de Exploração Entre o extremo sul do Alentejo e todo o Algarve
Dimensão 800 autocarros (1990)
Privatização 1992
Nome na era RNIP, Privatização e Pós-Privatização

Rodoviária do Algarve, em 1992, como EVA Transportes.  

O CEP 9 foi criado como uma subdivisão da Rodoviária Nacional, encarregada de explorar os corredores de todo o Algarve e o extremo Sul do Alentejo, sendo o último dos 9 CEPs formados de origem com os COPs (Fase embrionária da RN).

Mais tarde em 1990, consequentemente após a criação da RNIP, é transformada em Rodoviária do Algarve, da qual-se mantém o nome, mas após a privatização em 1992 (onde foi a primeira a o fazer), onde muda o nome para EVA Transportes, mantendo o número 9 como designador principal. Esta empresa ainda existe.

Empresas NacionalizadasEditar

Das quais que tenhamos conhecimento que fizeram parte do CEP 9, aqui listamos:

  • Empresa de Viação Algarve, Lda. (Faro)
  • Empresa Rodoviária do Sotavento do Algarve, Lda. (Olhão)
  • Alguns autocarros da João Candido Belo, que não foram nem para o CEP 4, nem para o 7, nem para o 8.

Era RNIPEditar

Em Janeiro de 1990, a RN, EP é transformada em Rodoviária Nacional, Investimentos e Participações S.A., onde os CEPs são transformados em empresas rodoviárias autónomas, criando assim um Holding com várias empresas. Isto tudo com vista á privatização, onde as empresas até obtém personalidade júridica própria. Com efeito, o CEP 9 passa a Rodoviária do Algarve S.A., com sede em Faro, mantendo o nº 9 como dígito inicial de um conjunto de 4. A RAG, tal como a RNIP, mantinha-se na posse do Estado Português.

Privatização e Pós-PrivatizaçãoEditar

Em 1992, é privatizada a RAG, resultado da transformação do CEP 9 em rodoviária autónoma, onde foi a primeira a ser privatizada, e é vendida ao Grupo Barraqueiro e á CGEA - Compagnie Generale D'Entreprises Automobiles do Grupo Compagnie Generale des Eaux. Esta empresa passa a ter o nome de EVA Transportes, uma suposta homenagem à empresa nacionalizada em 1975. No entanto mantém-se com o número 9 como dígito indicador de um conjunto de 4.

Esta empresa ainda existe e continua a explorar os corredores urbanos, suburbanos e regionais do Algarve e os expressos a todas as cidades do país para o Algarve e vice-versa, com destaque para Lisboa e Porto.

Também no FANDOM

Wiki aleatória