FANDOM

CEP 6
RN6638

RN 6638, uma UTIC-AEC de 1976, acaba por ser integrado na DGRL como L-248 após 1985. (C) Carlos Lima (http://rn.com.sapo.pt/)

Criação 1976, através do COP 6
Área de Exploração Entre Alenquer, Arruda dos Vinhos, Loures, Caneças, Odivelas, Torres Vedras e Vila Franca de Xira
Dimensão 700 autocarros (1983)
Depois como CEP 10 (a partir de 1981), DGRL (a partir de 1985)

O CEP 6 foi criado como uma subdivisão da Rodoviária Nacional, encarregada de explorar os corredores de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Loures, Caneças, Odivelas, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Tinha vários carros de cariz suburbano, embora tendo em algumas zonas, alguns mais de cariz periurbano e rural, como o caso das de Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Alenquer.

Em 1981 perde a exploração do corredor do Norte de Vila Franca de Xira, Torres Vedras, Alenquer e Arruda dos Vinhos para o então novo CEP 10, isto conjuntamente com alguns autocarros mais rurais, embora tenham permanecido alguns, e finalmente em 1985, é fundido com o CEP 5 e fica formada, conjuntamente com autocarros suburbanos e periurbanos, a DGRL.

Empresas NacionalizadasEditar

Das quais que tenhamos conhecimento que fizeram parte do CEP 6, aqui listamos:

  • Arboricultora, Lda. (Caneças)
  • Auto Viação Bucelense, de Eduardo Justo e Ca. Lda. (Bucelas)
  • Boa Viagem - Transportes, S.A.R.L. (Lisboa)
  • Empresa de Viação e Comércio de Alenquer, Lda. (Alenquer)
  • Lopes & Matos, Lda. (Arruda dos Vinhos)

1981 e 1985 - O fim do CEP 6 (CEP 10 e DGRL são criadas)Editar

Em 1981, 2 anos após a criação do CEP 10, inicialmente para o turismo e carreiras de longo curso, o mesmo passa a ter posse dos corredores de Alenquer, Arruda dos Vinhos, norte de Vila Franca de Xira e de Torres Vedras, mais rurbanos e mesmo rurais, que eram anteriormente deste CEP. Com ele vão alguns dos autocarros que anteriormente pertenceram a esta subdivisão, com maior destaque para os de serviço rural.

Em 1985, 1 ano após a criação da DGRL, o resto do CEP 6 é fundido com a parte não integrada do CEP 5 para formar o serviço integrado da DGRL, onde entram autocarros da mais variada ordem, inclusive de serviço expresso, devido ás dinâmicas de crescimento em Loures, após a criação da auto-estrada, que atraí particularmente muitas pessoas. Esta nova subdivisão continua a explorar os corredores de Bucelas, Caneças, Loures e sul de Vila Franca de Xira, visto que não foi integrada no CEP 10.

Também no FANDOM

Wiki aleatória