FANDOM

CEP 5
RN5293.jpg

RN 5293, um dos 6 B59-55V adquiridos pela RN para os CEP 5, 6 e 7 (C) Carlos Lima (http://rn.com.sapo.pt/)

Criação 1976, através do COP 5
Área de Exploração Entre Cascais, Sintra e Mafra
Dimensão 500 autocarros (1980)
Depois como CEP 10 (a partir de 1981), DGRL (a partir de 1985)

O CEP 5 foi criado como uma subdivisão da Rodoviária Nacional, encarregada de explorar os corredores de Sintra, Cascais e Mafra, no distrito de Lisboa e encarregue, a partir de 1979 com a criação do Concelho da Amadora. Tinha vários carros de cariz suburbano, embora tendo em algumas zonas, alguns mais de cariz periurbano e rural, como o caso de Mafra.

Em 1981 perde a exploração do corredor de Mafra para o então novo CEP 10, isto conjuntamente com alguns autocarros mais rurais, embora tenham permanecido alguns, e finalmente em 1985, é fundido com o CEP 6 e fica formada, conjuntamente com autocarros suburbanos e periurbanos, a DGRL.

Empresas NacionalizadasEditar

Das quais que tenhamos conhecimento que fizeram parte do CEP 5, aqui listamos:

  • Boa Viagem - Transportes, S.A.R.L. (Lisboa)
  • Companhia Sintra Atlântico, S.A.R.L. (Sintra)
  • Cooperativa Lisbonense de Chaufeers, S.C.R.L. ("Palhinhas")(Lisboa)
  • Empresa de Viação Eduardo Jorge, Lda. (Queluz)
  • Empresa de Viação Gaspar, Lda. (Ericeira)
  • A. B. Fernandes, Lda. (Cascais)

1981 e 1985 - O fim do CEP 5 (CEP 10 e DGRL são criadas)Editar

Em 1981, 2 anos após a criação do CEP 10, inicialmente para o turismo e carreiras de longo curso, o mesmo passa a ter posse dos corredores do norte de Sintra e Mafra, mais rurbanos e mesmo rurais, que eram anteriormente deste CEP. Com ele vão alguns dos autocarros que anteriormente pertenceram a esta subdivisão, com maior destaque para os de serviço rural.

Em 1985, 1 ano após a criação da DGRL, o resto do CEP 5 é fundido com a parte não integrada do CEP 6 para formar o serviço integrado da DGRL, onde entram autocarros da mais variada ordem, inclusive de turismo, visto que a zona de Cascais e Sintra atraí particularmente muitas pessoas. Esta nova subdivisão continua a explorar o corredor da Amadora, visto que não foi integrada no CEP 10.

Também no FANDOM

Wiki aleatória