FANDOM

CEP 3 (Rodoviária da Beira Interior)
KITC-PT 3383

Rodoviária Nacional 3362, na Guarda, uma AEC-UTIC. (C) Felixjaz, flickr.

Criação 1976, através do COP 3
Área de Exploração Beira Interior
Dimensão 500 autocarros (1990)
Privatização 1993
Nome na Era RNIP e privatização Rodoviária da Beira Interior

O CEP 3 era uma subdivisão da Rodoviária Nacional que explorava os corredores do Centro-Norte de Portugal, em foco na região da Beira Interior, incluíndo os concelhos de Guarda, Castelo Branco e parte de Viseu.

Mais tarde em 1990, consequentemente após a criação da RNIP, é transformada em Rodoviária da Beira Interior, da qual mantém-se o nome, mesmo após a privatização, em 1993, onde era adquirida pelo Grupo Barraqueiro.

Em 2000, já depois da privatização, o antigo CEP 3 voltou a mudar de mãos, mantendo todas as estruturas, mas sendo comprado pela Joalto ao grupo Barraqueiro.

Empresas NacionalizadasEditar

Das quais que se podem destacar, temos as seguintes:

  • Companhia de Viação Sernache, Lda. (Cernache do Bonjardim)
  • Empresa de Viação de Vila Nova de Oliveirinha, Lda. (Tábua)
  • Empresa de Transportes Zêzere, Lda

Era RNIPEditar

Em Janeiro de 1990, a RN, EP é transformada em Rodoviária Nacional, Investimentos e Participações S.A., onde os CEPs são transformados em empresas rodoviárias autónomas, criando assim um Holding com várias empresas. Isto tudo com vista á privatização, onde as empresas até obtém personalidade júridica própria. Com efeito, o CEP 3 passa a Rodoviária da Beira Interior S.A., com sede em Castelo Branco, mantendo o nº 3 como dígito inicial de um conjunto de 4. A RBI, tal como a RNIP, mantinha-se na posse do Estado Português.

Privatização e Pós-PrivatizaçãoEditar

Em 1993, é privatizada a RBI, resultado da transformação do CEP 3 em rodoviária autónoma, e vendida ao grupo Barraqueiro, onde ao contrário da REDM (ex-CEP 1) e semelhantemente à RBL (ex-CEP 2) fica de fora da RENEX, mas ainda assim mantendo o nome e sistema de numeração.

Em 2000, volta a mudar de mãos, desta feita para a Joalto, que ao contrário do que aconteceu nos ex-CEP 1 e 2, a empresa manteve o mesmo nome (Rodoviária da Beira Interior), e não só o sistema de númeração como aconteceu nos casos anteriormente relatados.

Também no FANDOM

Wiki aleatória