Fandom

Wiki Rodoviária Nacional (1975-1992)

CEP 1

13 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
CEP 1 (Rodoviária de Entre Douro e Minho)
RN1715 1991.07.30A.jpg

RN 1715, Janeiro de 1990, imagem de Carlos Lima (http://rn.com.sapo.pt/)

Criação 1976, através do COP 1
Área de Exploração Entre Douro e Minho
Dimensão 500 autocarros (1990)
Privatização 1992
Nome na era RNIP e privatização/pós-privatização Rodoviária de Entre Douro e Minho, mais tarde Transdev Norte (2000)

O CEP 1 era uma subdivisão da Rodoviária Nacional que explorava os corredores do Norte de Portugal, em foco na região de Entre Douro e Minho.

Mais tarde em 1990, consequentemente após a criação da RNIP, é transformada em Rodoviária de Entre Douro e Minho, da qual mantém-se o nome, mesmo após a privatização, em 1992, onde era adquirida pelo Grupo Barraqueiro.

Em 2000, já depois da privatização, o antigo CEP 1 volta a mudar de nome, desta vez para Transdev Norte, visto que foi comprado pela Transdev à Barraqueiro.

Empresas NacionalizadasEditar

Do que se saiba só se é conhecida que foi nacionalizada a António Magalhães e Ca. Lda., com sede em Braga.

Era RNIPEditar

Em Janeiro de 1990, a RN, EP é transformada em Rodoviária Nacional, Investimentos e Participações S.A., onde os CEPs são transformados em empresas rodoviárias autónomas, criando assim um Holding com várias empresas. Isto tudo com vista á privatização, onde as empresas até obtém personalidade júridica própria. Com efeito, o CEP 1 passa a Rodoviária de Entre Douro e Minho S.A., com sede em Braga, mantendo o nº 1 como dígito inicial de um conjunto de 4. A REDM, tal como a RNIP, mantinha-se na posse do Estado Português.

Privatização e pós-privatizaçãoEditar

Em 1992, é privatizada a REDM, resultado da transformação do CEP 1 em rodoviária autónoma, e vendida ao grupo Barraqueiro, como parte do sistema RENEX, mantendo o nome.Depois comprada pela familia Neves pertencente a CAIMA transportes SA, e esta familia vende a tdansdev!

Na década de 2000, a REDM troca de mãos, desta feita para a Transdev, mudando de nome para Transdev Norte, mantendo o esquema de numeração já referido, bem como alguns autocarros.

Também no Fandom

Wiki aleatória